Ideias para vender no Dia dos Pais

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Quer sugestões do que vender no Dia dos Pais e ainda dicas de como alavancar as suas vendas? Então você está no lugar certo, pois nesse artigo vamos te ajudar com inspirações de produtos artesanais de vários nichos e contar algumas estratégias para você colocar em prática desde já.

Quando é o Dia dos Pais?

O Dia dos Pais é comemorado no segundo domingo de agosto, assim em 2021 a data será celebrada em 08 de agosto.

Como se preparar para o Dia dos Pais?

Não basta preparar alguns produtos voltados para os pais e colocá-los à venda em sua loja. Antes dessa etapa é essencial que você se prepare para as vendas nesta data. Veja como:

Perfil dos pais

O produto final será usado por pais, então comece pensando no perfil de pais que seus produtos podem atender, seja com a finalidade em si da peça como na possilidade de personalizá-la. Por exemplo, muitos pais gostam de tomar café. Então, se você trabalha com canecas personalizadas, poderá personalizá-las com este tema. Mas se esse tipo de produto não faz parte do seu portfolio, você pode pensar em personalizar as suas peças com a temática de café, doces nesse sabor e assim por diante.

Vamos dar algumas sugestões de estilos e interesses de pais abaixo:

  • Esportistas
  • Workaholics
  • Churrasqueiros
  • Gamers
  • Fãs de tecnologia
  • Apreciadores de cervejas artesanais
  • Apreciadores de vinhos
  • Butequeiros
  • Apaixonados por música
  • Fãs de uma boa leitura
  • Geeks

Dessa forma, esse será o seu ponto de partida: pensar em como combinar os seus produtos com os estilos e preferências dos papais.

Quem é o seu público?

Você deve estar se perguntando “ué, mas não foi disso que falamos no tópico anterior?” Não. Os pais são os consumidores finais, mas quem vai comprar é o seu verdadeiro público. Nesse caso são as mães com filhos pequenos e os próprios filhos adultos. Então toda a sua comunicação tem que ser voltada para esssas pessoas, que estão procurando por um presente que seja a cara de seus pais. Entendeu a diferença?

Produto pronto e agora?

Agora que você já definiu os produtos que vai vender no Dia dos Pais, você precisa precificá-los corretamente, pois se isso não for feito, você corre um risco enorme de trabalhar muito e não ganhar nada.

Então, faça um levantamento do custo e quantidade dos materiais que serão usados para produzir o produto e quanto tempo leva a confecção. Essas são informações básicas que você sempre precisará ter.

Além disso, você também precisará considerar outros custos na hora de calcular o preço de venda da sua peça. Mas isso explicamos aqui nesse post.

E não se preocupe com os cálculos, você não precisa quebrar a cabeça com fórmulas e planilhas, pois o Calcularte faz toda essa parte complicada automaticamente pra você.

Basta inserir alguns dados e o sistema te dá o preço sugerido para você vender o seu produto com a segurança de que não terá prejuízo. E você pode começar a fazer isso agora mesmo, depois de ler esse artigo corra para o nosso site para calcular o preço dos seus produtos gratuitamente.

Além da precificação, você também deve preparar o visual da sua loja para o Dia dos Pais, criando um clima interessante para o cliente que está em busca de um presente para esta data. Isso pode ser feito em loja física, virtual e até mesmo no seu perfil das redes sociais, onde você pode colocar alguma cor ou detalhe que remeta à data na foto de perfil/capa.

E por fim, um outro ponto importante é aquecer a sua audiência. Nas redes sociais você pode criar posts, stories, reels, falando sobre a importância do vínculo pai – filho, de valorizar cada momento, reforçando como é bom poder prestar uma homenagem aos pais nessa data especial.

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Brindes, facilidades de pagamento e descontos:

Esses itens fazem os olhos dos clientes brilharem e são importantes para fechar a compra. Ofereça flexibilidade no pagamento (como cartão, boleto, parcelamento), desconto em compras maiores (atenção aqui: para saber quanto você pode dar de desconto, é necessário precificar sua peça direitinho e aí você reduz do seu lucro o valor para oferecer de desconto) ou em alguns itens da loja (uma dica é trabalhar com itens que estão parados no estoque para elaborar as peças para essa data, assim você gira o estoque).

Entretanto, lembre-se que é muito seguro – e profissional – pedir um adiantamento da encomenda para evitar calote, então não exagere na flexibilidade a ponto de se prejudicar.

E, claro, todo mundo gosta de ganhar um brinde! Por isso, que tal oferecer um cartão para acompanhar o presente, com dizeres bonitos e um layout bacana? Dessa forma você oferece um plus para o seu cliente, que muitas vezes não tem inspiração pra escrever um cartão ou até esquece de comprá-lo.

Além disso, vamos combinar que comodidade é tudo, comprar o presente e já ter o cartão é prático demais. Esse raciocínio também vale para as embalagens, se possível ofereça o seu produto e a embalagem para presentar (claro, leve o custo da embalagem em consideração).

O cartão é uma ideia bacana de brinde, pois tem um custo super baixo e agrega valor ao presente. Você pode fazer a arte no Canva, que é uma ferramenta gratuita e fácil de usar. Depois é só imprimir em um papel com gramatura mais firme ou mandar imprimir em uma gráfica rápida.

Mas lembre-se de que esses custos de brindes também devem ser considerados nas suas despesas, para diluir no preço dos produtos. Tudo que é custo para a empresa precisa ser contabilizado.

Presente de última hora:

Sabemos que sempre tem os atrasadinhos, que deixam para comprar os presentes em cima da hora. Por isso, pense em alguns produtos que você possa ter à pronta entrega para vender no Dia dos Pais. Considere peças fáceis e rápidas de fazer, assim você também pode produzir um produto com o prazo de entrega mais reduzido.

Clareza na comunicação:

Deixe claro nos seus canais de venda as informações básicas: de onde você é, sua área de entrega, se trabalha com delivery / postagem ou somente retirada, quais os canais de contato, quais as formas de pagamento, como fazer a compra, se tem valor mínimo, se o produto é por encomenda e, nesse caso, até quando você vai aceitar pedidos para o Dia dos Pais.

E claro, esteja disponível para atender os clientes dentro do horário de atendimento divulgado, sempre o mais rápido possível.

Ideias de produtos para vender no Dia dos Pais

Separamos algumas ideias para você se inspirar e criar o seu portfolio de produtos para vender no Dia dos Pais. Vem ver quanta coisa bacana:

Kits de papelaria para os pais:

Você pode montar seu kit com vários itens diferentes e personalizá-los, como no exemplo abaixo, que tem até o molde grátis:

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Kit super especial – Fonte: Pinterest

Canecas personalizadas

As canecas podem ser feitas por sublimação ou até mesmo com canetas específicas, onde você desenha direto na caneca:

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Canecas personalizadas são ótimos presentes – Fonte: Pinterest

Festa na caixa, kits e cestas para o Dia dos Pais:

Nessa opção você pode soltar a sua imaginação para criar um kit com produtos do seu nicho para o Dia dos Pais. Ele pode ser em formato de cesta, caixas especiais, festa na caixa, etc. Além disso é possível criar kits para todos os bolsos e gostos.

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Uma cesta para mimar o papai – Fonte: Pinterest
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Kit boteco – Fonte: Pinterest
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Kit petiscos – Fonte: Pinterest
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Biscoitos decorados: Fonte: Pinterest

Quer mais dicas?

Gostou dessas ideias para vender no Dia dos Pais? Se você quiser mais opções, nós separamos uma pasta exclusiva para essa data em nosso perfil do Pinterest. Ela está recheada de presentes legais pra te ajudar! E por lá você vai encontrar também moldes, imagens para imprimir, inspirações e muito mais para vender muito nesse Dia dos Pais!!

Confira aqui nossa seleção para o Dia dos Pais no Pinterest e aproveite também para seguir o Calcularte por lá, pois temos muitas dicas pra você!

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Vanessa Longo

Publicitária de formação, artesã de coração. Fã de empreendedorismo, especialmente de negócios criativos. Já teve seu ateliê de papelaria personalizada e hoje se dedica de corpo e alma ao Calcularte!

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