Tendências para vender na Páscoa 2023

Quer saber quais são as principais tendências para vender na Páscoa 2023? Então vem comigo neste artigo!

A Páscoa é a época mais lucrativa para quem trabalha com confeitaria. Há anos os chocolates artesanais são os queridinhos dos consumidores, por isso é importante estar atento às tendências para vender bem nessa época.

Mas nem só de chocolate é feita a Páscoa. Essa data também é uma ótima oportunidade para vender outros produtos artesanais. Assim, quem trabalha com personalizados, amigurumis, mesa posta, cartonagem, lembrancinhas e embalagens também pode aumentar o seu faturamento com produtos temáticos.

Para te ajudar a saber o que vender na Páscoa 2023 para lucrar mais, fizemos um resumão com as principais tendências deste ano. Confira a seguir!

Ovo tradicional

Apesar do ovo de colher ter um lugar especial no coração do consumidor, neste ano ele terá um rival. A nostalgia e o retrô estão em alta, trazendo de volta para o mercado o ovo tradicional. Isso mesmo, o ovo em pé, que pode (ou não) ter um recheio trufado na casca, por exemplo.

Esse tipo de ovo é um clássico que nos remete à infância, além de encantar quem não gosta de chocolates muito recheados. Para finalizar, a tendência é embalar os ovos em tecido, que também tem um toque vintage.

Ovo cravejado e recheado

Ovo recheado Laka, da Flakes Brazil.
Fonte: Pinterest

Um ovo fechado, com as duas cascas super recheadas, decorado por fora com splits de chocolate nobre, drágeas coloridas ou mais rústico, com pedaços de chocolate, por exemplo.

Esse ovo já fez sucesso em 2022, afinal é um prato cheio para os amantes de chocolate! Em 2023, as confeiteiras apostam novamente nesse tipo de ovo, soltando a imaginação nos recheios e nas cascas.

Por ser um produto premium, com um valor agregado maior, avalie se é viável investir nessa opção de acordo com o seu público e região de atuação.

Ovo de colher

Ovo crocante de amendoim e caramelo. Foto: Pinterest

O ovo de colher segue como o queridinho dos consumidores! Os ovos com recheio de Ninho com Nutella são sempre um sucesso, mas as confeiteiras seguem inovando, trazendo além dos sabores clássicos, muitas novidades.

Em 2023, a aposta é o recheio de caramelo com amendoim, inspirado no chocolate Snickers. Essa mistura de texturas, com crocância e cremosidade, deixa muita gente babando, por isso deve ser um hit na Páscoa 2023. Esse também é um ótimo recheio para as barras de chocolate artesanais.

Ovo de Pudim. Foto: Pinterest

Além dessas opções, seguem em alta os ovos de colher recheados com bolo de cenoura, brownie, folheados com morango, entre outros que já são conhecidos de outras Páscoas.

Ainda falando sobre os recheios, todos os anos vemos ovos de colher com sabores inspirados em sobremesas. Alguns exemplos são: creme brûlée, torta de limão, mousse de maracujá e a cocada cremosa.

Neste ano, chegou o ovo de pudim. É isso mesmo, o clássico pudim de leite condensado agora veio para rechear os ovos de colher.

Mini Ovo

Mini ovinhos. Foto: Pinterest

Os mini ovinhos recheados chegaram para atender um público que procurava opções mais acessíveis, mas não menos saborosas do que os ovos de colher. Esse tipo de ovo agradou tanto que ganhou mais espaço, sendo vendido em trios, por exemplo. Essa é uma excelente pedida para quem quer se deliciar com vários sabores!

Os mini ovos são perfeitos para a pré-Páscoa, pois acabam servindo como uma degustação e um “esquenta” para a Páscoa. Assim, a pré-Páscoa é uma oportunidade do público conhecer o seu trabalho e experimentar alguns sabores para definir o que encomendar na Páscoa.

Ovo com a casca decorada

Outra forte tendência são os ovos com a casca decorada, um amor à primeira vista! As cascas podem aparecer texturizadas, lapidadas ou mesmo com estampas. Para isso, você pode contar com o auxílio de transfers próprios para chocolate e blisters, que garantem uma decoração linda para o seu ovo.

Além disso, esse diferencial pode tornar o seu produto atrativo para aqueles que procuram por presentes mais exclusivos.

Páscoa para as crianças

Para a criançada é sempre uma ótima ideia combinar sabor e diversão. Além dos tradicionais “Caça aos Ovos” e o “Kit Mini Confeiteiro”, em 2023 o Ovo Pinhata promete conquistar as crianças. Ele é um ovo de chocolate que vem com um martelinho, para a criança quebrar e devorar as gostosuras que vêm como recheio, ou seja, diversão e delícias garantidos!

Outra opção para encher os olhos do público infantil são os ovos personalizados com personagens. O unicórnio chegou há alguns anos no mercado, foi incorporado na Páscoa, e até hoje segue agradando as meninas. Já para os meninos, os temas de dinossauro e heróis também estão em alta.

Além de personagens tradicionais e dos que estão em evidência no momento, você também pode expandir o seu horizonte para os personagens que virão com tudo em 2023, devido aos lançamentos de filmes.

Um excelente exemplo é a Pequena Sereia, que terá um novo filme em 2023. Aliás, esse é um tema ótimo para transformar em ovo de Páscoa, pois fica lindo e também agrada as meninas há bastante tempo, assim como o unicórnio.

Outra estrela que chega nas telonas é a Barbie, por isso é muito provável que 2023 seja um ano bem cor de rosa no universo da confeitaria e das festas. Assim, você também pode se jogar nesse tema desde já, colorindo seus ovos com cor de rosa.

Além dos ovos de Páscoa, também costumam fazer sucesso os chocolates em formato de controle de vídeo game. Aliás, essa opção agrada também adolescentes e até adultos.

Produtos especiais

Ovo de Páscoa vegano. Foto: Pinterest

No mundo todo, há uma forte tendência de consumo de alimentos sem lactose e veganos. Por isso, considere ter ao menos um produto que atenda essas restrições alimentares, para que o cliente não descarte a sua loja por falta desta opção.

O público infantil em especial teve um aumento significativo de intolerância à lactose, por isso avalie a possibilidade de oferecer produtos com base vegetal.

Atualmente há diversas opções no mercado de leites vegetais, bem como de substitutos de leite condensado, creme de leite, etc. Além disso, na culinária vegana, também há várias formas de substituir ingredientes de origem animal, sem perder o sabor e os nutrientes; vale a pena pesquisar sobre isso.

Por fim, pense também em produtos zero açúcar, para atender quem não consome açúcar (seja por restrição alimentar ou escolha pessoal da sua dieta), pois a cada dia mais pessoas estão fazendo escolhas saudáveis na sua alimentação.

Mimos

Além dos ovos de Páscoa, pense em outras opções de mimos e lembrancinhas, pois há procura por produtos com um custo menor, para presentear professores e colaboradores, por exemplo. Também vale a pena oferecer outros tipos de produtos, pois nem todo mundo é fã chocolate.

Abaixo, mais algumas ideias para vender na Páscoa 2023:

  • Barras de chocolate;
  • Bombom com cartão personalizado;
  • Kis de brigadeiros gourmet;
  • Biscoitos decorados;
  • Trufas;
  • Pães-de-mel;
  • Doces no pote;
  • Suspiros;
  • Pirulitos de chocolate;
  • Chocolates industrializados em embalagens personalizadas (como caixinhas de Bis, por exemplo);
  • Ovo salgado (isso mesmo, no ano passado vimos opções de coxinhas em formato de ovo de Páscoa, por exemplo).

Produtos artesanais não-comestíveis

Para quem atua em outros segmentos artesanais, as possibilidades são infinitas, já que os produtos podem ser personalizados na temática da Páscoa. Aliás, é possível ir além dos mimos, oferecendo produtos para a decoração.

Separamos algumas sugestões de produtos artesanais além da confeitaria para vender na Páscoa 2023:

  • Embalagens personalizadas, que podem ser oferecidas avulsas ou em parceria com confeiteiras, para embelezar os seus produtos. Caixas de cartonagem ou papel, tags, cartões, sacolinhas divertidas em formato de cenoura, cestinhas, etc;
  • Produtos para mesa posta, como sousplat, caminho de mesa, porta guardanapo e toalhas temáticas;
  • Itens decorativos, como enfeite de porta, vasinhos para decorar a mesa de Páscoa, coelhinhos em diversos materiais, etc;
  • Kits de Caça aos Ovos de Páscoa, que também são excelentes opções para quem trabalha com papelaria personalizada;
  • Amigurumis de coelhinhos, para os pequenos que não consomem chocolate;
  • Sabonetes artesanais em formatos divertidos, remetendo à Páscoa;
  • Difusores de ambiente com aromas especiais de Páscoa, como chocolate, baunilha, etc.

Lucrar na Páscoa 2023

Como vimos até aqui, existem infinitas possibilidades para serem exploradas na Páscoa 2023 por quem trabalha com produtos artesanais. Por isso, pense em opções para presentear, embalar e decorar, utilizando a temática da Páscoa.

Eu espero que essas ideias para vender na Páscoa 2023 te ajudem a alavancar o seu negócio artesanal, pois é uma excelente data para conquistar novos clientes e aumentar as vendas! Além desse post, visite nosso perfil no Pinterest, pois criamos um álbum “Páscoa 2023” com mais sugestões para te inspirar.

É importante lembrar que não basta oferecer produtos interessantes para garantir o seu retorno financeiro. Para realmente ganhar dinheiro, é preciso precificar corretamente os seus produtos, considerando os seus custos, e não se baseando somente no preço da concorrência.

Cada empreendedor tem as suas despesas, sua mão de obra e outros itens que compõem o preço e que são muito pessoais, sem falar da variação de preço dos materiais em cada região. Portanto, cada um deve calcular o seu próprio preço de venda, pois somente com a precificação correta você saberá por quanto vender os seus produtos para ter retorno financeiro.

Precificação na Páscoa

O Calcularte é uma ferramenta fantástica para você definir o seu preço, pois ela te ajuda a fazer a precificação automática dos seus produtos, de forma totalmente personalizada, baseando-se nos seus custos. Abaixo, trouxemos um tutorial de como precificar um ovo de colher usando o Calcularte (os valores usados no vídeo são fictícios, apenas para demonstração, portanto não use os preços de venda como referência para o preço do seu produto).

Também falamos sobre a precificação e a criação de cardápios de Páscoa aqui, vale a pena você conferir, pois são informações que podem te auxiliar nesta Páscoa.

Aproveite também para conhecer o Calcularte, pois além da precificação automática, ele vai fazer a diferença na gestão do seu negócio, auxiliando no controle dos pedidos, agenda, estoque, financeiro e muito mais!

Vanessa Longo

Publicitária de formação, artesã de coração. Fã de empreendedorismo, especialmente de negócios criativos. Já teve seu ateliê de papelaria personalizada e hoje se dedica de corpo e alma ao Calcularte!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *