Calcular o custo de uma receita com o Calcularte

calcular-o-custo-de-uma-receita

Calcular o custo de uma receita para chegar no preço de venda de doces, salgados e até mesmo cosméticos artesanais, pode ser uma tarefa difícil. Por isso desenvolvemos um novo módulo no Calcularte, o módulo de Receitas.

Se você ainda não conhece o Calcularte, vou te explicar do que se trata. O Calcularte é um sistema online para precificação e gestão de pequenos negócios artesanais. Com ele já era possível fazer a precificação de produtos alimentícios e de saboaria, mas pensamos em tornar a experiência ainda melhor.

Foi por isso que criamos o módulo de Receitas, pois sabemos que muitas vezes as receitas geram mais de um produto final. E aí, para precificar de forma unitária, precisava fazer o cálculo de rendimento da receita antes de incluir no Calcularte. O módulo de Receitas veio para facilitar, cortando essa etapa do cálculo de rendimento, pois agora o sistema faz automaticamente para você.

receitas-calcularte
Visão do cadastro de Receitas no Calcularte
custo-brigadeiro
Ao cadastrar o seu produto final, basta vincular a receita e informar a quantidade que será vendida, nesse exemplo, 1 brigadeiro (unitário), que vem de uma receita que gera 30 brigadeiros.
rendimento-receita-brigadeiro
Com base na receita, o Calcularte automaticamente calcula os ingredientes usados para 1 brigadeiro, calculando o custo com materiais por unidade do docinho.

Além disso, o sistema conta com uma tabela de conversão de medidas, para que você possa cadastrar suas receitas usando as medidas culinárias (colher, xícara, etc), convertendo em gramas, mililitros, etc, para realizar a precificação corretamente.

tabela-conversao-de-medidas-culinarias
Conversor de medidas no Calcularte

Feita essa introdução, vamos então falar um pouco sobre como calcular o custo de uma receita.

Precificação de receitas

Independente da ferramenta que você utilize para calcular o custo da sua receita (Calcularte, planilhas, etc), é preciso considerar na precificação do produto:

  • Mão de obra: que vai compor o seu salário
  • Lucro: que fica para reinvestir na sua empresa
  • Despesas: energia, internet, marketing, equipamentos, etc
  • Impostos: mesmo sendo MEI você precisa considerar esse custo
  • Custos do meio de venda: comissões e/ou taxas das plataformas de vendas, da máquina de cartão, etc
  • Materiais: usados para confeccionar o seu produto

Falo um pouco sobre cada um deles neste post e também no vídeo abaixo:

Também é essencial que você saiba o tempo de produção dos seus produtos (e aqui falo do tempo que você fica mesmo com a “mão na massa”, sem contar tempo de forno, etc, pois com certeza durante este período você já está fazendo outra tarefa) e o rendimento de suas receitas. Pese sempre seus produtos para venda, isso também vai te ajudar.

Dificuldade em calcular o custo de uma receita

Por ter que fazer tantos cálculos para chegar no preço de venda, muitas pessoas “copiam” o preço de outros vendedores ou então recorrem ao “multiplica o custo dos materiais por 3”. Nunca, jamais faça isso, pois é um grande risco para o seu negócio.

Multiplicar os ingredientes por 3 é um chute, na esperança de que isso vá cobrir todas as suas despesas, salário e ainda gerar lucro. É impossível saber se seus custos serão cobertos na base do chute, por isso fuja dessa “tática”.

Copiar o preço de outra pessoa é outro erro, pois você não sabe como a pessoa chegou naquele preço, que materiais ela usa, quanto ela pretende ter de salário, quantas horas trabalha, se tem ajudantes, etc. Tudo isso influencia na composição do preço de venda, então não dá para vender por um preço qualquer.

É importante que você calcule o seu preço, levando em conta todos os itens que falamos anteriormente. Em seguida, aí sim você deve fazer uma pesquisa para ver o preço de mercado, para saber se o seu preço está competitivo. Assim, se o seu preço estiver dentro, tá ótimo, senão você precisa rever seus custos e pensar em fazer alguns ajustes.

calcular-o-preço-docinho
Exemplo de docinho calculado no Calcularte, onde ele já considera todos os itens que falamos: materiais, mão de obra, despesas, impostos, custo dos meios de venda e o lucro. Veja que até o percentual do Ifood já está embutido no seu preço!

Rendimento da receita

Outra coisa que é comum na rotina de quem trabalha com confeitaria, salgados, sabonetes, etc, é o fato de uma mesma receita servir de base para vários produtos.

Por exemplo, uma massa de bolo pode ser usada para vários produtos, com outras combinações, como caseirinho com cobertura de chocolate, bolo de pote com recheio de doce de leite e por aí vai.

Também levamos isso em consideração nesse novo módulo de Receitas, para que você possa precificar o seu produto final a partir da combinação de receitas, o que facilita muito!

vender-salgados

O Calcularte permite que você incorpore outras receitas dentro da sua receita original, o que pode ser útil em casos como o exemplo a seguir: você vende empadas de frango e coxinhas de frango, além de outros sabores desses dois salgados.

Você pode cadastrar sua receita do recheio de frango e incorporá-la dentro da sua receita de empada, por exemplo.

Outra situação seria criar uma receita com a massa dos salgados, as receitas dos recheios e aí você cria a receita da coxinha, incorporando a massa e o recheio de frango. O mesmo pode ser feito com os outros produtos que você vende e utilizam essas mesmas receitas.

Facilidade em calcular o custo de uma receita

Sabemos que a maioria das pessoas que tem um pequeno negócio com produção artesanal muitas vezes trabalha sozinha, ficando sobrecarregada com todas as funções da empresa.

Por isso, o Calcularte veio pra ajudar na parte de precificação e gestão do negócio, para que você não precise gastar tempo fazendo cálculos na mão, fórmulas em planilhas, etc. Basta inserir alguns dados no Calcularte e automaticamente é feito o cálculo. Quer ver como é fácil?

Veja neste vídeo uma rápida demonstração de como usar o módulo de Receitas, você vai amar:

Comece agora mesmo a cuidar do seu negócio

Aproveite para começar hoje a precificar seus produtos e organizar o seu negócio. Estamos com uma oferta especial na assinatura do Calcularte, clique no botão abaixo para saber mais:

Vem com a gente e deixe pra trás a insegurança na hora de calcular o preço de venda de seus produtos, simplifica com o Calcularte!

*Os valores dos exemplos usados nesta postagem são meramente ilustrativos, apenas para mostrar o funcionamento do Calcularte com as receitas.

Vanessa Longo

Publicitária de formação, artesã de coração. Fã de empreendedorismo, especialmente de negócios criativos. Já teve seu ateliê de papelaria personalizada e hoje se dedica de corpo e alma ao Calcularte!

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. pamella disse:

    Ola preciso muito do calcularte, como faço para comprar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *