5 motivos para organizar seu negócio artesanal

organizar-negocio-artesanal
Organizar seu negócio artesanal vai te levar mais longe!

Você trabalha com produtos feitos à mão, mas ainda não consegue se organizar para fazer a gestão do seu negócio artesanal? Cuidado, você pode acabar perdendo dinheiro!

Então veja agora 5 motivos para você começar a organizar o seu negócio de artesanato e assim torná-lo lucrativo:

precificar-artesanato

1 – VENDER SEU PRODUTO PELO PREÇO CERTO:

Parece óbvio, precificar corretamente é o básico. No entanto muita gente ainda “copia” o preço de outras lojas e acha que está vendendo pelo preço correto. GRANDE engano! O preço do produto é individual de cada artesão, pois cada um tem seus custos, por isso é essencial calcular o SEU PREÇO DE VENDA certinho. Já falamos um pouco sobre a margem de lucro do produto, confira aqui.

controle-financeiro-artesanato

2 – CONTROLAR O FLUXO DE CAIXA:

Além de saber tudo que entrou e saiu no mês, você tem que analisar quanto pesou cada custo na sua operação. Explico: você precisa saber quanto teve de receita no mês e como esse valor será distribuído para cobrir suas despesas.

Por exemplo, uma parte das entradas vai cobrir as compras de materiais, a outra vai cobrir seu salário e assim por diante. Com base nessa análise você consegue identificar o que precisa melhorar para aumentar sua lucratividade, se fechou o mês em lucro ou prejuízo, etc.

Na imagem, gráfico gerado pelo Calcularte com o demonstrativo de resultado do mês.

3 – CONTROLE DE PEDIDOS E RECEBIMENTOS:

controle-de-pedidos
Controle de cobrança de pedidos do Calcularte

Saber que você tem um pedido pra entregar em determinada data não basta para ter controle total da sua produção. É necessário ter em mente QUANTO TEMPO você leva para produzir cada encomenda, pois assim você poderá definir se ainda tem agenda pra pegar mais pedidos (principalmente aqueles que aparecem de última hora). Isso evitará que você vire a noite trabalhando e diga que não tem tempo pra mais nada.

Também é importante ter um controle de recebimento das vendas parceladas, para que você não leve balão e muito menos perca tempo procurando nas anotações quem já pagou e quem está devendo. Projete esses valores nos próximos meses do fluxo de caixa também.

organizar-planner-artesanato

4 – PLANEJAMENTO DE TEMPO:

Reservar um tempo para todas as atividades do seu negócio fará com que VOCÊ controle seu ateliê e não o contrário. Tem que existir o tempo de produção, atendimento, administração, etc. Otimize o tempo e planeje para cumprir sua agenda. Jamais deixe a gestão do negócio de lado por “falta de tempo”, pois isso vai te custar caro no futuro. Fazer da administração parte da sua rotina vai te poupar tempo e otimizar sua lucratividade.

5 – HISTÓRICO DE CLIENTES E PEDIDOS:

cadastro-de-clientes
Cadastro de clientes e histórico de pedidos no Calcularte

Sabendo quando e o que vendeu para seu cliente, você poderá fidelizá-lo para mais vendas. Por exemplo, você fez a festa de aniversário do filho da cliente, então já sabe que daqui no ano seguinte terá o mesmo evento. Então, se antecipe entrando em contato uns meses antes, mostrando suas novidades para fechar a festa novamente.

negocio-artesanal-lucrativo

Esses são apenas 5 de muitos motivos para você organizar seu negócio e viver de artesanato. Então não perca mais tempo, comece já a fazer a administração do seu negócio, pois assim você poderá conquistar sua liberdade financeira trabalhando em casa, fazendo o que ama.

Com uma ferramenta especifica para organizar negócio artesanal você tem tudo isso e mais. Esse é o objetivo do Calcularte, que é um software para artesanato para você fazer a gestão do seu negócio com tranquilidade em um único sistema, sem ter de se adaptar à ferramentas de gestão genéricas.
Conte com o Calcularte para organizar seu ateliê! Conheça agora mesmo clicando aqui.

curso-donuts

Vanessa Longo

Publicitária de formação, artesã de coração. Fã de empreendedorismo, especialmente de negócios criativos. Já teve seu ateliê de papelaria personalizada e hoje se dedica de corpo e alma ao Calcularte!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *