Como montar um orçamento profissional
Você faz produtos maravilhosos para vender, daí vem um cliente e pede um orçamento….e agora, como montar um orçamento profissional?
Mesmo que você trabalhe em casa, com uma produção pequena, é muito importante se portar como um empreendedor e transmitir profissionalismo para seu cliente. Isso fará com que ele tenha mais confiança para comprar seus produtos.
Sabemos que a maioria das pessoas que tem uma produção artesanal gosta mesmo é de produzir e não é muito fã da parte administrativa. No entanto, é fundamental saber precificar os produtos e administrar o negócio para que ele prospere. E aí entra também a finalização da venda e a importância de saber como montar um orçamento profissional.
Então pense comigo: quando você vai comprar alguma coisa, começa a cotar algumas opções. Vamos supor que você entre em contato com dois vendedores para orçar, um deles te passa somente o preço, sem maiores detalhes. O outro te manda um orçamento bonito, com todas as informações de valores, forma de pagamento, prazo de entrega, etc. E aí, você tenderá a comprar de quem? Provavelmente daquele que te passou mais confiança e qualidade. E o orçamento é uma ótima ferramenta para transmitir essa credibilidade que procuramos ao comprar um produto.
Além disso tudo, você como empreendedor ao emitir orçamentos terá tudo documentado. Isso facilita seu controle e te protege, no caso de um possível cliente alegar que você tinha passado um preço diferente anteriormente., pois com o orçamento você comprova o valor orçado, eliminando qualquer divergência que possa ocorrer.
Mas como montar um orçamento profissional?
Se você nunca fez um orçamento, pode pensar que é algo complexo, mas fique tranquilo, é mais simples do que parece!
Segue uma lista dos itens que devem compor o seu orçamento profissional:
- Dados da sua empresa: coloque o nome da sua empresa, CNPJ (se tiver), todos os dados de contato e redes sociais. E insira o seu logotipo, pois isso faz toda a diferença!
- Número do orçamento: para facilitar o controle
- Dados do cliente: coloque os dados que você já tem do seu cliente, como nome, email e telefone
- Produto, preço unitário, quantidade, desconto no item (se houver) e valor total do item
- Valor total da compra e desconto total na compra (se houver)
- Opções e valores de frete
- Forma de pagamento
- Data de entrega
- Endereço de entrega: importante constar o endereço onde será entregue para que o cliente confirme ao aprovar o orçamento
- Validade do orçamento: importante informação que vai te proteger caso o cliente volte muito tempo depois e o seu preço já tenha sido reajustado
- Assinaturas: inclua ao final do orçamento um espaço para que você e o cliente assinem (depois é só tirar uma foto e enviar para o cliente o orçamento assinado)
Ferramenta para gerar orçamento automático
Você pode criar seu orçamento no Word ou Excel, por exemplo, pois digitar diretamente as informações do orçamento no email ou em mensagens não é a opção mais profissional. O ideal seria um documento mesmo, formatado, de preferência em formato PDF, que é facilmente aberto em qualquer dispositivo.
E se você procura mais agilidade para o seu negócio, pode optar por uma ferramenta que gere automaticamente um orçamento pra você. Dessa forma você otimizará seu tempo e terá sempre um orçamento padrão.
Um dos recursos que o Calcularte oferece é justamente gerar orçamentos profissionais e de forma automática. Nele você cria um pedido que ficará inicialmente com o status de orçamento, insere os produtos e dados do cliente e o sistema gera automaticamente o orçamento. Esse documento é em PDF (com o seu logo e dados da sua empresa, tudo bonitinho), para que você possa salvar ou imprimir e passar para o seu cliente.
Veja abaixo um exemplo de orçamento gerado pelo Calcularte:
Além da grande vantagem do orçamento ser gerado sozinho e todo padronizado, você também terá no controle de pedidos todos os orçamentos que já enviou, ficando salvos também no histórico do cliente. Assim, quando ele aprovar o pedido, facilmente você vai alterando o status desse pedido, de orçamento, para aprovado, pago, em produção, enviado e finalizado. Ou seja, você fica com um registro super completo de todas as etapas do pedido e tem um controle bem organizado para não perder nenhum prazo!
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