Como vender mais no iFood

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Quer aprender como vender mais no iFood? Neste post você confere algumas dicas para se destacar nos apps de delivery, podendo aumentar suas vendas.

Sabemos que devido à pandemia a procura por produtos e serviços por aplicativos de entrega cresceu absurdamente. No entanto, também aumentou a quantidade de pessoas que começaram a empreender, seja como renda extra ou principal, já que o momento também é de crise.

Assim, hoje vemos uma infinidade de pessoas vendendo doces, bolos, salgados e outros quitutes nos apps. Por isso a concorrência no iFood, Uber Eats e Rappi está cada vez mais acirrada, sendo necessário ter diferenciais para chamar a atenção dos clientes e se destacar.

Vender por meio desses aplicativos de entrega continua sendo uma excelente opção para quem tem um pequeno negócio, inclusive se você faz seus produtos em casa, pois há a possibilidade de usar os entregadores dos próprios aplicativos.

Antes de mais nada…

Tenha em mente que o cliente que entra no iFood está com fome e não quer ficar muito tempo procurando o produto. Por isso você precisa caprichar para facilitar a decisão do cliente quando ele chegar ao seu restaurante. Clareza e agilidade ajudam muito na tomada de decisão.

Um outro ponto importante é que quanto mais você vender, melhor rankeado você ficará no iFood. Então se você está no começo e as vendas estão fracas, não desanime. Persista, capriche e logo os resultados vão chegar.

Prepare-se também para ter disponibilidade dos produtos, mantendo a qualidade. Então, se você trabalha sozinha, pode organizar somente alguns dias de entrega, divulgando previamente em suas redes sociais quais serão os produtos disponíveis para os dias de entrega.

Agora sim, vamos às dicas para vender mais no iFood:

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Tempo de preparo

Otimize sua produção para que o tempo de preparo seja baixo. Afinal, todo mundo quer receber sua comida rapidamente, quentinha, fresquinha. Se o seu tempo de preparo for de médio a baixo, provavelmente o iFood vai te colocar em melhores posições no ranking.

Fotos dos produtos

Primeiro a gente come com os olhos, certo? Então coloque foto em todos os seus produtos e capriche na iluminação e ângulo para que o produto fique bem nítido. Também é importante que a foto deixe claro o tamanho da porção ou do produto. Caso isso não seja possível, coloque essa informação na descrição.

Descrição do produto

Detalhe ao máximo as características do produto e, se possível, inclua informações sobre os ingredientes. Isso porque muitas pessoas tem restrições alimentares e podem deixar de comprar seu produto, por ficar em dúvida se contém algum ingrediente que não possa consumir.

Além disso, coloque o tamanho / quantidade do produto.

Você pode tornar sua descrição mais atrativa, usando palavras que trazem sensações e aguçam o paladar. Por exemplo “delicioso recheio cremoso de chocolate belga”, “capuccino muito cremoso e quentinho”, “bolo com massa fofinha e leve”, “recheio generoso”, etc. Mas lembre-se: seu produto tem que ser exatamente aquilo que você está divulgando, tanto na foto como na descrição.

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Horário de funcionamento

Observe qual o horário de pico de consumo do seu tipo de produto. Se você faz refeições, com certeza seu restaurante precisa estar aberto no horário do almoço e/ou jantar, não sendo interessante que esteja aberto logo pela manhã, por exemplo.

Partindo deste raciocínio, você pode trabalhar com dias e horários que sejam mais relevantes para o seu público consumir o seu produto. Se você vende bolos, considere trabalhar no domingo à tarde, pois é um horário em que as pessoas gostam de tomar um café da tarde mais gostoso em família. Mesmo não sendo um horário que muitos querem trabalhar, se for relevante para o seu público, vale a pena considerar esse período e fechar em outro que não tenha saída. Talvez não seja interessante ter o restaurante aberto o dia inteiro, todos os dias, então sempre faça a análise baseada no perfil de consumo do seu público e da sua capacidade de organização e produção.

Ofereça combos

Ter opções de kits e combos de produtos é uma ótima alternativa para os clientes, ainda mais nesse momento em que muitos estão em home office e com as crianças em casa, considere ter combos família dos seus produtos, com um desconto atrativo.

Descontos e cupons

Procure fazer promoções de alguns produtos e considere aceitar cupons de desconto. Isso é um grande atrativo para as pessoas que entram no iFood. Avalie a possibilidade de ter um custo de entrega reduzido ou gratuito, isso ajuda muito para quem vende produtos que tem um preço mais baixo. Às vezes o cliente procura por um docinho, mas a entrega fica muito mais cara que o produto, fazendo com que ele desista.

Precifique corretamente

É fundamental que você calcule o preço de venda do seu produto corretamente para ter o retorno esperado e saber quanto pode oferecer de desconto.

Leve em consideração seu salário, despesas, custo dos materiais e embalagens, impostos, lucro e os custos com meio de venda: aqui entra o percentual cobrado pelo iFood, por exemplo. Independente do seu canal de venda, sempre inclua no seu preço as comissões e taxas cobradas pelas plataformas, máquina de cartão, etc. Falamos mais sobre precificação aqui.

Se você não souber se está vendendo pelo preço certo, pode ser que mesmo vendendo muito nunca veja o dinheiro. Não corra esse risco.

O Calcularte te ajuda a precificar seus produtos automaticamente, você pode acessar o site e clicar em Iniciar grátis para precificar até 20 produtos, sem nenhum custo.

E se quiser ir além, pode assinar o Plano Empreendedor, que conta com precificação ilimitada e todos os recursos de gestão para cuidar do seu negócio. Saiba mais aqui.

Na primeira quinzena de maio o Calcularte será atualizado, ganhando um novo módulo dentro do sistema. Será o módulo Receitas, pensado para quem trabalha com culinária e saboaria. Será possível cadastrar suas receitas e calcular automaticamente os ingredientes e custos do produto final, facilitando e flexibilizando o cadastro e precificação dos seus produtos. Hoje o Calcularte já pode ser usado para culinária e saboaria, mas com o novo módulo os recursos serão ainda melhores.

E aproveite, pois o plano anual está com 40% de desconto: de 319,90 por apenas 189,90. E você pode parcelar em até 12 x 18,50! É a oportunidade que você estava esperando para organizar seu negócio! Acesse aqui para garantir seu desconto.

Avaliações

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As avaliações contam muitos pontos no iFood. Por isso incentive seus clientes a te avaliarem.

Envie um bilhetinho à mão agradecendo a compra e pedindo que o cliente faça a avaliação no app.

Estratégias de recompra

Uma vez conquistado o cliente pela qualidade do seu produto, você pode encantá-lo para que ele compre mais vezes os seus produtos.

Isso pode ser feito de várias formas: no mesmo bilhetinho gentil pedindo a avaliação, incentive-o a experimentar os outros produtos, envie um cardápio, brindes, etc. Tenha uma embalagem bonita (se possível com a sua marca, que pode ser em um adesivo, carimbo) e pessoal (você pode colocar o nome do cliente à mão e uma carinha feliz). Capriche na hora de embalar para que o cliente perceba o seu cuidado para que o pedido chegue em condições perfeitas.

Tendências

Fique atenta às tendências do seu nicho de trabalho e procure oferecer os produtos que estão em alta. Já tivemos uma febre dos copos da felicidade, de donuts e por aí vai.

É importante diversificar seu cardápio para atender também pessoas com restrições alimentares. A cada dia aumenta a procura por alimentos vegetarianos, veganos, sem glúten, sem açúcar, etc. Sempre que possível, tenha alguma dessas opções disponíveis para atender a esses públicos.

Divulgue em suas redes sociais

É importante marcar presença nas redes sociais, mostrando seus produtos, os bastidores do preparo e suas novidades.

Reforce o horário de funcionamento da sua loja no iFood, mostre os ingredientes que utiliza e os protocolos de higiene. Isso passou a ser ainda mais valorizado durante a pandemia.

Espero que tenha gostado das dicas e venda cada vez mais! Sucesso!

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Vanessa Longo

Publicitária de formação, artesã de coração. Fã de empreendedorismo, especialmente de negócios criativos. Já teve seu ateliê de papelaria personalizada e hoje se dedica de corpo e alma ao Calcularte!

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2 Resultados

  1. Evelyn disse:

    Muito bom quando se encontra mesmo que sem querer
    conteudos como deste blog e o artigo aqui, gostei muito do
    que lí aqui… Valeu!

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