Como vender produtos artesanais online: 7 dicas para o sucesso

Se você é um empreendedor que deseja vender produtos artesanais online, saiba que há muitas maneiras de aumentar sua visibilidade e atrair novos clientes. Para te ajudar a atingir os seus objetivos, separamos 7 dicas para que você aumente a venda dos seus produtos online. Vamos lá?

1 – Poste seus produtos em uso pelos clientes:

Sempre peça aos seus clientes para postarem nas redes sociais fotos ou vídeos usando os seus produtos, marcando o seu perfil.

Dessa forma você poderá repostar esse conteúdo, para que seus seguidores visualizem esse feedback. Mostrar pessoas reais usando seus produtos artesanais ajuda a criar uma conexão emocional com o cliente, além de transmitir confiança em seu trabalho.

2 – Compartilhe os bastidores:

As pessoas adoram ver como os produtos são feitos! Por isso, compartilhe fotos e vídeos dos bastidores do seu negócio, mostrando o processo de confecção dos seus produtos artesanais, do início ao fim.
Dessa forma você transmite autenticidade e o valor artesanal dos produtos, ajudando as pessoas a se conectarem mais ao seu trabalho. Além disso, esse tipo de conteúdo poderá aumentar a confiança do cliente.

3 – Demonstre o uso do seu produto:

Faça demonstrações de como usar os seus produtos artesanais. Isso pode ajudar as pessoas a visualizar como eles serão usados e como se encaixam em sua rotina diária. Além disso, você pode trazer várias formas de uso da mesma peça, mostrando a sua versatilidade.
Essas demonstrações podem ser feitas por meio de posts nas suas redes sociais, usando fotos, vídeos ou até mesmo em lives. Dessa forma você agrega valor ao seu produto e se conecta aos seus seguidores, aumentando as chances de venda.

4 – Compartilhe histórias inspiradoras:

Compartilhe histórias inspiradoras sobre como você começou a produzir os seus produtos artesanais, quais os desafios que você enfrentou e como os superou.

Muitas empreendedoras começaram os seus negócios a partir de uma fase importante da sua vida, como a maternidade, para conciliar um trabalho em casa e o cuidado dos seus filhos.

Dessa forma, muitas pessoas vão se identificar com a sua vivência e até mesmo se inspirar para iniciar um novo projeto. Além disso, compartilhar a sua trajetória trará maior conexão das pessoas com a sua marca.

5 – Faça parcerias com outros artesãos:

Faça parcerias com outros artesãos, pode ser entre segmentos complementares, como confeitaria e festas. Dessa forma, vocês podem criar posts colaborativos (aqueles onde os dois perfis postam o mesmo conteúdo), para expandir a sua base de seguidores e aumentar sua visibilidade.
Além disso, é uma ótima maneira de conquistar clientes que procuram por produtos que se complementam para uma mesma ocasião, como no exemplo citado acima.

6 – Faça sorteios e promoções:

Outra forma bastante popular de aumentar o seu engajamento e atrair novos seguidores é a realização de sorteios e promoções em suas redes sociais.

Afinal, todo mundo gosta de participar de sorteios, certo? Essa é uma forma de apresentar o seu trabalho de forma leve para mais pessoas.

Quanto às promoções, são sempre bem vindas, porém, é importante precificar corretamente seus produtos, pois só assim é possível saber quanto pode oferecer de desconto. Conhecendo a sua margem de lucro, fica fácil definir o desconto, sem afetar o seu lucro.

7 – Faça tutoriais em vídeo:

Faça tutoriais em vídeo ensinando as pessoas a fazerem seus próprios produtos. Isso é muito comum nos segmentos de confeitaria e costura, mas pode ser aplicado em qualquer nicho artesanal.

Ao compartilhar um pouco do seu conhecimento com as pessoas, você humaniza a sua marca e se aproxima do seu público.

Além disso, você mostra a qualidade dos seus produtos, suas habilidades e diferenciais, valorizando o seu trabalho artesanal e tornando a sua marca mais forte.

Todas essas ações vão te ajudar a chegar no objetivo final: vender seus produtos online.
Lembre-se de que a chave para o sucesso no mundo online é ser criativo e consistente. Por isso, continue postando conteúdos relevantes e atualizando as suas redes sociais regularmente.

Além disso, faça pesquisas para entender melhor os seus clientes, pois assim você traça estratégias mais precisas, de acordo com o perfil do seu público.

Outro ponto importante é não ter medo de testar coisas novas e de se adaptar às mudanças do mercado. Dessa forma, você mantém a sua marca atualizada, seguindo as tendências.

Se você seguir essas dicas, você estará no caminho certo para vender seus produtos artesanais online com sucesso!

Mas lembre-se: para ter o retorno financeiro esperado com a venda dos seus produtos artesanais, sempre calcule o preço de venda corretamente. Se quiser saber mais sobre isso, confira neste post o que deve ser considerado na hora da precificação.

Se você quer ter mais agilidade na hora de calcular os seus preços, então conheça o Calcularte, um sistema online que faz a precificação automática de produtos artesanais!

Vanessa Longo

Publicitária de formação, artesã de coração. Fã de empreendedorismo, especialmente de negócios criativos. Já teve seu ateliê de papelaria personalizada e hoje se dedica de corpo e alma ao Calcularte!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *