Como alterar as configurações de trabalho no Calcularte

alterar-configuracoes-de-trabalho

Alterar as configurações de trabalho que você fez inicialmente no Calcularte é muito simples e você pode fazer a qualquer momento. Aprenda neste post.

Configurações iniciais

Quando você começa a usar o Calcularte é exibida uma tela para configurar os seus dados de trabalho. Nessa tela você informa quantos dias trabalha por semana, quantas horas por dia e, dessas horas, quantas são dedicadas exclusivamente à produção de seus produtos:

configuracao-inicial-calcularte
clique para ampliar

Na tela seguinte você define o valor do seu salário mensal (mesmo trabalhando por conta própria você deve ter um salário):

configuracao-salario-calcularte
clique para ampliar

Entendendo as configurações de trabalho

Com essas informações o Calcularte vai calcular o valor da sua mão-de-obra, que será inclusa no custo das suas peças. É essa mão-de-obra que vai compor o seu salário mensal.

Para atingir o salário definido é necessário trabalhar na sua capacidade máxima de produção, que é baseada na quantidade de dias de trabalho e horas de produção, informadas anteriormente.

Então, se você produzir e vender menos do que sua capacidade de produção, você não vai conseguir cobrir o salário desejado, ficando com uma renda mensal menor do que o esperado.

Você pode fazer essa configuração inicial e ir avaliando se realmente trabalha a quantidade de horas totais informadas e se de fato está produzindo todas as horas que definiu para se dedicar à produção.

Como analisar e usar essas informações

Caso note que parte desse tempo não está sendo usado para produção, analise sua estratégia de vendas para poder vender mais, pois sua capacidade de produção está ociosa.

Se chegar à conclusão de que não está conseguindo aumentar as vendas nesse momento, você pode diminuir suas horas de produção, por exemplo.

Assim, é importante lembrar que quanto MENOR for o seu tempo de trabalho, MAIOR será o valor da sua mão-de-obra para conseguir cobrir o salário desejado. Consequentemente, quanto MAIOR o tempo de trabalho, significa que sua capacidade de produção é maior e por isso o valor da mão-de-obra será MENOR, pois será diluída em mais peças que você consegue produzir.

Por exemplo, uma pessoa que trabalha em seu negócio artesanal apenas aos finais de semana, vai ter uma capacidade de produção pequena. Assim, o valor da sua mão-de-obra vai subir para conseguir cobrir o salário definido.

Por outro lado, uma pessoa que trabalha a semana inteira consegue produzir mais produtos, diluindo o valor da sua mão-de-obra para mais de peças. Assim, o valor da sua mão-de-obra será menor, pois ela é distribuída para mais peças. Dessa forma, essa pessoa consegue produzir e vender mais produtos em relação à primeira.

Essas informações também ajudam a definir um salário com o pé no chão, pois se você colocar um salário muito alto trabalhando poucas horas, suas mão-de-obra vai ficar alta, encarecendo suas peças. Dessa forma você corre o risco de não conseguir vender o necessário para atingir o salário pretendido e cobrir as outras despesas.

Anota aí!

Quanto mais horas você trabalha, mais peças você pode produzir e por isso o valor da sua mão-de-obra pode ser menor. É IMPORTANTÍSSIMO que você tenha o seu próprio custo de mão-de-obra e não se baseie no de outra pessoa. Pode ser que ela consiga vender mais barato por ter um custo de mão-de-obra menor, por conseguir produzir mais do que você. Se você se basear no preço dela, é provável que você não consiga cobrir o seu salário.

Alterando as configurações de trabalho

Você pode fazer ajustes nas configurações do seu trabalho quando achar necessário (está trabalhando mais horas, quer rever o salário, contratou um funcionário, etc), é muito simples.

Para alterar suas configurações de trabalho, vá em Configurações, aba Funcionários e edite os dados que desejar (salário, dias de trabalho, horas de trabalho, horas de produção). Aqui você também pode incluir uma foto sua, definir se recebe 13º salário e como é feito o pagamento do seu salário.

alterar-configuracoes-de-trabalho
clique para ampliar

Nesta mesma seção você pode incluir ou excluir funcionários; os dados também pode ser editados a qualquer tempo.

Resumo dos seus dados

Com base nessas configurações, o Calcularte calcula o valor da sua hora de trabalho, total de horas trabalhadas por mês e o custo da sua hora de produção (que é o valor da sua mão-de-obra, considerada na precificação da sua peça de acordo com o tempo de produção da mesma).

Essas informações podem ser vistas em Configurações, aba Meus Dados:

configuracoes-calcularte
clique para ampliar

E falando em salário, aproveite para ver esse vídeo onde explicamos a diferença entre o salário do artesão e o lucro do seu negócio:

Quer saber também sobre margem de lucro? Dá uma olhada nesse post!

Aproveite para atualizar seus dados no Calcularte e começar o ano com seu negócio organizado!

Vanessa Longo

Publicitária de formação, artesã de coração. Fã de empreendedorismo, especialmente de negócios criativos. Já teve seu ateliê de papelaria personalizada e hoje se dedica de corpo e alma ao Calcularte!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *